quinta-feira, 7 de maio de 2020

Palestra - História do Blues

Blues 
 Do Mississippi a Salvador 

O prodigioso guitarrista e doutor em Música pela UFBA, Eric Assmar

PALESTRA Referência no estudo do Blues no Brasil, guitarrista Eric Assmar apresenta nessa sexta, às 20h30, no YouTube, palestra musical sobre a história do grito negro que pariu o Rock and Roll 

Por João Paulo Barreto
Especial para A Tarde

Um mergulho pela História do Blues, passando pelo desenvolvimento do estilo musical desde seu surgimento com as work songs oriundas do período da escravidão dos povos afrodescendentes nos Estados Unidos do final do século XIX; pelo surgimento de ícones como Charley Patton (1891 - 1934), "Blind" Willie Johnson (1897 - 1945), dentre outro, avançando para pilares como Robert Johnson (1911 - 1938), Son House (1902 - 1988), T-Bone Walker (1910 - 1975), Muddy Waters (1913 - 1983), Howlin' Wolf (1910 - 1976), dentre muitos outros, e enveredando-se pela influência do estilo no Rock and Roll de Elvis Presley (1935 - ?) e daqueles oriundos da Inglaterra na presença de nomes como Yardbirds, Beatles, Led Zeppelin e Stones. Some a isso toda uma onda de influências que o estilo trouxe para a música feita no Brasil, que, a partir do anos 1980, passou ter seus próprios ícones do Blues na figura de artistas como André Christovam, Blues Etílicos, Celso Blues Boy (1956 – 2012), dentre outros, até chegar à Bahia de nomes como Álvaro Assmar (1958 – 2017), Talk’ in Blues e movimentos como o do Bar Ateliê e do Festival Wednesday Blues, em Salvador.

Ufa! Mas, calma, toda essa onda de informação será trazida a nós por um mestre. Quer dizer, mais que um mestre. Um doutor em Blues. O exímio guitarrista baiano, Eric Assmar, apresentará nessa sexta, dia 08, às 20h30, ao vivo em seu canal do YouTube, a palestra História do Blues: do Mississippi ao Rio Vermelho, na qual, em quase uma hora de papo, música e informação preciosa, contextualiza para os apreciadores do Blues a importância do estilo como identidade musical e Histórica no século XX. “É uma palestra que eu já tinha feito em algumas outras ocasiões e em alguns eventos privados e corporativos. Mas essa vai ser a primeira vez em que eu vou apresentar esse trabalho no formato on line”, explica Eric. 

Muddy Waters (1913 - 1983) - Pai do Chicago Blues

FORMATO

Em uma realidade de imprescindível confinamento para impedir uma propagação ainda maior da pandemia, a internet passou a servir como uma aproximação segura entre fãs e artistas. Pensando nisso e em um melhor aproveitamento por parte da audiência, Eric trará um formato de captação de áudio e imagem especial. “Já venho fazendo lives gratuítas em meu perfil do Instagram, participei do evento Bahia de Mãos Dadas, que trouxe vários artistas do nosso estado em uma campanha de levar arte às pessoas via internet e tornar menos sofrido esse momento. Então, para essa palestra, eu resolvi usar o meu canal do YouTube por entender que o acesso nas smartTvs é mais fácil para fazer esse link”, pontua.

No caráter histórico do Blues, Eric, que teve sua tese de doutorado voltada para o Estudo da Guitarra Blues, apresentará os principais elementos na formação do estilo musical. “Começo com a questão das worksongs, que serviram como base para o que viria a ser chamado de blues posteriormente. A escravidão dos povos negros nos trabalhos em campos de algodão, a diáspora, os cantos dos escravizados ouvidos nessas worksongs dos campos de trabalhos forçados dos Estados Unidos, e identificando o Blues como uma música que surge a partir, também, dessas referências com canções de matriz religiosa e de povos indígenas que habitavam a América do Norte. Vou estar no formato solo, cantando e tocando violão. É um conteúdo dedicado a pessoas que amam o blues de um modo geral. Ele não fica somente segmentado a músicos”, salienta. 

André Christovam - Principal nome no Blues brasileiro 

FIGURAS HISTÓRICAS

Além dos nomes citados no começo, Eric traz outros pilares do Blues para o papo, que contará com projeção de imagens para ilustrar as fases do Blues e, claro, música ao vivo para brindar às tais lendas do estilo. “Após a apresentação com as origens, na presença de nomes como Charley Patton, “Blind” Willie Johnson, Robert Johnson, Son House, sigo para a década de 1940, quando começa a eletrização do estilo, com melhores captações dos instrumentos. A partir daí, falo do que foi chamado de Chicago Blues, que é quando o estilo chega aos grandes centros urbanos. É quando surgem as bandas de Blues, com guitarras elétricas, baixo acústico ou elétrico e, claro, o uso de gaitas. Um dos grande nomes nesse período é o de Little Walter (1930 – 1968), figura chave na gaita do Blues”, finaliza Eric.

Diante de tanta frivolidade em tempos virtuais, nos quais a internet possui papel central na nossa rotina, poder ter acesso a algo como um breve compêndio da História do Blues, e, ainda, através de um dos seus maiores representantes na Bahia e Brasil, bom, só posso dizer que a próxima sexta feira trará mais satisfação a esses tempos de confinamento.

*Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde, dia 06/05/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário