quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Diáspora Conecta 2020

Diáspora Lab com inscrições

somente até quinta, dia 20


AUDIOVISUAL Com cursos e laboratórios para capacitação de produtores e roteiristas negros, plataforma Diáspora Conecta oferece prêmio de R$10 mil e viagem internacional a melhores projetos

Por João Paulo Barreto

Até a próxima quinta-feira, dia 20, produtores e roteiristas negras e negros podem submeter seus projetos de audiovisual no Diáspora Lab Produção e no Diáspora Lab Roteiro, atividades da plataforma Diáspora Conecta que, em 2020, realiza sua segunda edição. As pessoas que tiverem seus projetos selecionados vão participar de diversas atividades a serem realizadas em caráter remoto, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde em relação ao distanciamento social necessário por conta da pandemia de COVID-19. Além disso, vão concorrer ao prêmio de estímulo ao desenvolvimento narrativo no valor de R$10mil, bem como a uma viagem para a Espanha no intuito de participar do AFROLATAM LAB - Fórum de Coprodução África - América Latina, que acontecerá na edição 2021 do Festival MiradasDoc, em Tenerife, nas Ilhas Canárias.

Emerson Dindo, diretor executivo do Diáspora Conecta e idealizador do projeto, traz a experiência como produtor e presença atuante no audiovisual baiano e brasileiro nos últimos anos para mais uma edição à frente da equipe da plataforma. Emerson salienta que a mesma "tem como perspectiva essa formação, esse desenvolvimento de carreira de profissionais negros e negras no audiovisual, mas, também, para essas pessoas terem essa carreira como um horizonte", pontua o diretor-executivo. Além das atividades do Laboratório de Roteiro e de Produção, o Diáspora Conecta 2020 também trará novidades a serem divulgadas na segunda fase, próximo mês. "Procuramos nessa edição criar pontes de colaboração entre a indústria cinematográfica latino-americana e a africana, com outras atividades que vão além das do Diáspora Lab Produção e Roteiro, e que divulgaremos em setembro" , explica Emerson.

Emerson Dindo e a equipe do Diáspora Conecta na edição 2019


CONSULTORAS

As atividades do Diáspora Lab Produção têm como consultoras Joelma Oliveira Gonzaga e Tanya Valette. Experiente produtora, Joelma é sócia na Laranjeiras Filmes, além de atuar como colaborada de diversas outras empresas de produção do audiovisual brasileiro, e em obras de sucesso como Cinema Novo e Breve Mirada de Sol, ambas dirigidas por Eryk Rocha, bem como Todos os Paulos do Mundo, tocante documentário de Rodrigo de Oliveira e Gustavo Ribeiro acerca da trajetória do ator Paulo José. Já Tanya Valette trabalha como produtora executiva e é co-gerente da Monte & Culebra SRL, empresa que atua em produções autorais na região caribenha, e em co-produções ibero-americanas. Além da área de produção, Tanya atua como professora no curso de Cinema da Escuela de Diseño Altos de Chavón, na República Dominicana, tendo já dirigido, também, a conceituada Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños, EICTV-Cuba.

As consultoras do Diáspora Lab Produção, Joelma Gonzaga e Tanya Valette

No endereço www.diasporaconecta.com.br estão disponíveis informações detalhadas, regulamento e o formulários para as inscrições. As atividades do Diáspora Lab acontecem entre 06 de outubro e 26 de novembro. Lembrando que podem se inscrever produtores negros e negras com projeto de longa metragem de ficção ou documentário já em fase de desenvolvimento. As pessoas interessadas precisam já ter no currículo a produção de, ao menos, um longa ou dois curtas-metragens, ou, então, uma série de TV como produtores principais. Acesse o site e leia com atenção o regulamento. Para o Diáspora Lab Produção, até seis projetos serão selecionados, sendo três de ficção e três documentário.

No mesmo período de atividades, acontece o Diáspora Lab Roteiro. Até seis projetos para longa-metragem serão selecionados, sendo, também, três de ficção e três documentários. As consultorias de roteiro têm nos nomes de Paula Gomes e Xenia Rivery presenças importantes do audiovisual brasileiro e mundial. Paula Gomes é diretora e roteirista do belíssimo e premiado Jonas e o Circo Sem Lona, e do mais recente Filho de Boi, integrando a Plano 3 Filmes, coletivo de cinema que atua desde 2006 na produção de curtas e longas. Ao seu lado na consultoria do Diáspora Lab Roteiro está a cubana Xenia Rivery. Roteirista e professora, Xenia atuou por 13 anos na como chefa e coordenadora da Cátedra de Roteiro e do Serviço Internacional de Consultorias da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños, EICTV-Cuba.


As consultoras do Diáspora Lab Roteiro, Paula Gomes e Xenia Rivery
  
PONTES CRIADAS

Trata-se de um evento com nomes de grande relevância e experiência na produção e roteiro do audiovisual brasileiro e mundial. A oportunidade para profissionais negros e negras interessadas no cinema como carreira se apresenta com as consultorias oferecidas pela Diáspora Conecta como guias essenciais. Dindo salienta o peso do currículo das consultoras de forma a compartilhar caminhos e possibilidades através dessa transmissão de conhecimento. "Montamos um time de consultoras latino americanas com bastante experiência. E sei o quanto isso é importante, pois, antes de mais nada, eu sou produtor. Entendo as barreiras, as dificuldades que enfrentamos para desenvolver, para captar recursos para nossos projetos. E também sendo um produtor negro que não está em um grande eixo brasileiro, busco encontrar caminhos e possibilidades para fazer com que esses nossos projetos aconteçam. Eu acredito no espaço de laboratório como esse lugar", finaliza Emerson Dindo.

*Texto originalmente publicado no Jornal A Tarde, dua 14/08/2020





Nenhum comentário:

Postar um comentário