terça-feira, 11 de agosto de 2020

Mostra de Cinema do Uruguai


Cinema uruguaio on line 
no Cervantes



YOUTUBE Com exibições no canal do Instituto Cervantes Salvador, centro cultural revisita filmografia uruguaia dos últimos anos trazendo obras de ficção e documentário esportivo

Por João Paulo Barreto

Até o dia 30 de agosto, os fãs do cinema de língua espanhola poderão ter acesso rápido pelo YouTube a obras oriundas do país que o grande “Pepe” Mujica ajudou a tornar símbolo de desenvolvimento. O Instituto Cervantes, escola e centro cultural voltado para a cultura de países hispânicos, promove, ao lado do Consulado do Uruguai em Salvador, a Mostra de Cinema Uruguaio. No leque, filmes que trazem desde comédia dramática focada no choque de gerações; documentário esportivo que revisita a paixão do Uruguai por futebol e sua surpreendente campanha na Copa do Mundo de 2010, além de obra focada no riso, mas com um sério viés de denúncia quanto a presença de criminosos de guerra fugitivos e escondidos  na América Latina.

Dividida em fases de exibição, cada filme ficará disponível para acesso no canal YouTube do Instituto Cervantes Salvador por um período de 48 horas. Nessa sexta, dia 14, a partir da 15h, e ficando on line até o domingo, dia 16, a sessão é da comédia dramática Uma Noite sem Lua, filme do jovem diretor uruguaio Germán Tejeira. Em um estudo voltado para adaptações ao envelhecer, novas realidades profissionais advindas da idade e ao choque de relacionamentos entre um casal divorciado cujo homem, para se reaproximar da filha, precisa conviver com a nova família da ex-mulher. Nesse ínterim, em um período de fim de ano no interior do Uruguai, a obra traz ao público o encontro desses  personagens solitários em uma tentativa de recuperar seus dias. Longa premiado como Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Cinema de Zurique, na Suíça, em 2014.


COMÉDIA E DOC

Já a partir do dia 21 de agosto (sexta), às 15h, ficando disponível por 48h até o dia 23 (domingo), o empolgante documentário esportivo, 3 Milhões, traz a surpreendente campanha da Celeste, como é carinhosamente chamada a seleção de futebol do Uruguai, durante a Copa do Mundo de 2010, quando chegou à semi final em dramático jogo contra a Holanda. O filme é dirigido por Jaime e Yamandú Roos, pai e filho aficionados por futebol que estiveram na África do Sul durante o mundial e conviveram na energia local durante a empolgante competição. Conhecendo amantes do futebol de outras nacionalidades, em contato com atletas do Uruguai e observando como o esporte modifica vidas, Jaime, popular cantor uruguaio, e Yamandú, conceituado fotografo holandês, têm nessa ocasião uma oportunidade de estreitar os próprios laços. Filme premiado como Melhor Documentário na Mostra de Cinema Ibero-Americano da Nova Inglaterra.

Fechando a programação e ficando disponível para acesso entre os dias 28 (sexta, às 15h) e o domingo, dia 30, a comédia dramática Sr. Kaplan, filme dirigido por Álvaro Brechner, dará ao público a oportunidade de se divertir e emocionar-se com a história do senhor Jacob Kaplan, idoso com trajetória dramática de vida. O senhor Kaplan do título escapou com vida da perseguição nazista contra o povo judeu durante a Segunda Guerra Mundial na Europa, e se refugiou no Uruguai. Enfrentando uma crise existencial advinda da velhice e da aposentadoria, Jacob se vê diante de um fantasma do passado ao deparar-se com um possível fugitivo nazista escondido na mesma região onde vive. Ao lado de um inesperado ajudante, Sr. Kaplan decide não procurar o polícia, mas conduzir ele mesmo a investigação.



CURADORIA

Lorena Garcia, cônsul do Uruguai em Salvador, salienta que a escolha dos filmes é um convite "a refletir sobre diversos temas relevantes, como o amor, o tempo, os valores sociais e as decisões pessoais, assim como ingressar na identidade cultural uruguaia ao se adentrar na paixão pelo futebol e a música". Sendo uma iniciativa do Instituto Cervantes junto ao Consulado do Uruguai em Salvador, a Mostra é uma oportunidade de acesso à cultura uruguaia pelo público. "Diversos filmes foram apresentados mostrando as costumes nacionais, em relação ao nosso carnaval e outras festas tradicionais", pontua a cônsul uruguaia em Salvador.

A Mostra acontece de modo virtual por conta da necessidade imprescindível de isolamento social que advém da pandemia de COVID-19. E tal possibilidade traz um alcance nacional destacado por Lorena Garcia.  "Em outras oportunidades foram realizadas danças de candombe, ritmo típico do nosso país, e até destacados artistas de tango viajaram especialmente desde Montevidéu para atuar no auditório do Instituto Cervantes.Neste momento, as condições para desenvolver uma mostra presencial não eram as adequadas. Nesse sentido, foi acordado que o ciclo de cinema fosse online, com o propósito de ter alcance para todo o território do Brasil", finaliza.

SERVIÇO
Mostra de Cinema Uruguaio
Onde: Canal YouTube Instituto Cervantes Salvador
Quando: Até dia 30/08 (sexta a domingo)



*Texto originalmente publicado no Jornal A Tarde, dia 12/08/2020





Nenhum comentário:

Postar um comentário