segunda-feira, 21 de julho de 2014

Agnès Varda em 35mm na Sala Walter da Silveira



Através de uma parceria com a Embaixada da França no Rio de Janeiro, a Sala Walter da Silveira apresenta, dentro da Bienal de Arte da Bahia, o Ciclo Agnès Varda. Com entrada franca, a mostra acontece de 25 a 29 de julho e traz longas e curtas da cineasta, sendo que os longas serão exibidos em 35mm!  

Considerada a "mãe da Nouvelle Vague", a cineasta belga radicada na França, Agnès Varda, tem em sua filmografia importantes obras de cunho político e com relevantes discussões acerca do feminismo. Com trabalhos que passeiam entre o ficcional e o documentário, seu filmes primam pela apresentação de personagens fortes e inesquecíveis. Com uma auto-descrição de seu trabalho como cinécriture (algo como escrever em película), Varda traz em suas criações um equilíbrio entre audaciosas ficções e auto-documentários reveladores e sem vaidades. Uma cineasta que se entrega às suas obras sem nenhuma insegurança. 

Confira abaixo a programação! 


Ciclo Agnès Varda

Dia 25/07
19h

Cléo das 5 às 7 (Cléo de 5 à 7, 1962) PROJEÇÃO EM 35mm.
Direção: Agnès Varda
Duração: 90 minutos
Elenco: Corinne Marchand, Antoine Bourseiller e Dominique Davray.
Classificação: 12 anos
Sinopse - Cléo, uma bela cantora, espera o resultado de seus exames médicos. Da superstição ao medo, da frivolidade à angustia, de sua casa ao Parque Montsouris, Cléo vive 90 minutos únicos.

Dia 26/07
17h



Uma canta, a outra não (L'une Chante, L'autre Pas, França 1976) PROJEÇÃO EM 35mm.
Direção: Agnès Varda.
Elenco:  Ali Raffi, Francis Lemaire, François Wertheimer, Jean-Pierre Pellegrin e Robert Dadies.
Duração: 120 minutos.
Classificação: 14 anos 
Sinopse - Duas jovens vivem em Paris em 1962: Pauline, 17 anos, é estudante e sonha em largar sua família para virar cantora. Suzanne, 22 anos, ocupa-se de seus dois filhos. Elas se separam e, cada uma de sua parte, continuam sua batalha diária. Elas se reencontram dez anos depois, numa manifestação. Suzanne trabalha num escritório de planejamento familiar e Pauline tornou-se cantora. O destino irá uni-las novamente mais tarde, em 1976, quando elas já terão experimentado a frase de Simone de Beauvoir que conclui os créditos do filme: “Mulher não se nasce, torna-se.”


Dia 26/07
19h
Programa de Curtas 1


Oh, Estações! Oh, Castelos! (Ô saisons Ô chateaux!, França, 1957)
Direção: Agnès Varda.
Duração: 22 minutos.
Classificação Livre
Sinopse - Passeio pelos castelos do vale do Loire, apresentados em ordem cronológica (de construção), com comentários incluindo poemas do século XVI e reflexões de seus jardineiros. 


Prazer Amoroso no Irã (Plaisir D'Amour en Iran, França, 1976).
Direção: Agnès Varda.
Elenco: Ali Raffi, Thérèse Liotard e Valerie Mairesse.
Duração: 6 minutos
Classificação Livre
Sinopse - Como falar de amor levando o olhar em direção às mesquitas, ou falar de arquitetura no buraco do travesseiro? Este curta-metragem é uma variação sobre as reviravoltas amorosas de Pomme e Ali Darius. Mas pode ser também o delírio de qualquer casal apaixonado, em lugares tão perfeitos quanto a Mesquita do Rei, em Ispahan, ponto de convergência entre arte sacra e arte profana. Curta-metragem produzido como complemento ao longa “Uma canta, a outra não”.


Do Lado da Riviera (Du Côté de la Côte,França, 1958)
Direção: Agnès Varda. 
Duração:  24 minutos.
Censura Livre
Sinopse - Visita turística e documentária ao longo da Riviera Francesa, enfatizando o exotismo, as cores do turismo, do carnaval e do paraíso: com uma ilha e guarda-sóis que se fecham no final, ao som de uma bela canção de Delerue


Tio Yanco (Oncle Yanco , França, 1967)
Direção: Agnès Varda.
Duração: 22 minutos.
Classificação Livre
Sinopse - “É um retrato-reportagem do pintor Jean Varda, meu tio. Na periferia aquática de São Francisco, centro intelectual e coração da boêmia, ele navega com velas latinas e pinta cidades celestes e bizantinas, pois é grego. No entanto, ele é muito ligado ao movimento jovem americano, e recebe hippies na sua casa-barco. Sobre como eu descobri o ‘meu tio da América’ e o quão maravilhoso ele é, é o que mostra este curta-metragem em cores.” (Agnès Varda).


Os Panteras Negras (Black Panthers, França, 1968)
Direção: Agnès Varda.
Duração: 28 minutos.
Classificação Livre
Sinopse - No verão de 68, os Panteras Negras, de Oakland (Califórnia), organizaram vários debates de conscientização em torno do processo de um de seus líderes, Huey Newton. Eles queriam – e conseguiram – chamar a atenção dos americanos e mobilizar as consciências negras, durante esse processo político. Neste sentido, deve-se realmente datar este documento: 1968.


Resposta de Mulheres (Réponse de Femmes, França, 1975)
Direção: Agnès Varda.
Duração: 8 minutos.
Classificação Livre
Sinopse-  “A pergunta ‘O que é ser uma mulher?’ foi proposta pelo segundo canal de televisão francês a várias mulheres cineastas. Este cine-panfleto é uma das respostas possíveis, no que diz respeito ao corpo das mulheres – nosso corpo –, do qual se fala tão pouco quando se fala da condição feminina. Nosso corpo-objeto, nosso corpo-tabu, nosso corpo com ou sem seus filhos, nosso sexo, etc. Como viver nosso corpo? Nosso sexo, como vivê-lo?” (Agnès Varda).

Dia 27/07
17h


Os catadores e eu (Les Glaneurs et la Glaneuse, França, 2000)  PROJEÇÃO EM 35mm.
Direção: Agnès Varda. 
Elenco: Agnès Varda, Bodan Litnanski e François Wertheimer
Duração: 82 minutos. 
Classificação: 14 anos
Sinopse - Por toda a França, Agnès Varda encontra catadores e catadoras, respigadores e recuperadores. Por necessidade, acaso ou escolha, eles entram em contato com os restos dos outros. A partir de um célebre quadro de Millet, o filme de Varda é um olhar sobre a persistência na sociedade contemporânea dos respigadores, aqueles que vivem da recuperação de coisas (detritos, sobras) que os outros não querem ou deixam para trás. A catadora, nesse sentido, é a própria Agnès Varda, que experimentando pela primeira vez uma pequena câmara digital, se quer assumir como uma “recuperadora” das imagens que os outros não querem ver nem fazer, e que portanto deixam para trás (“le filmage est aussi glanage”). Um filme lúcido e livre, mediado pelas “mãos que envelhecem” da própria cineasta.


Dia 28/07
19h

                                                 Programa de Curtas 2




Ydessa, Ursos e Etc... (Ydessa, lês ours et etc..., França, 2004)
Direção: Agnès Varda.
Duração: 43 minutos
Classificação Livre
Sinopse -  A exposição “Os Vivos, os Ursos e Etc.”, da artista plástica Ydessa Hendeles, impressionou de tal maneira a cineasta belga Agnès Varda, que ela viajou a Toronto especialmente para entrevistar Ydessa, filha de sobreviventes do Holocausto e dona de uma curiosa coleção de fotos


Ulisses (Ulysse, França, 1982)
Direção: Agnès Varda.
Duração: 21 minutos
Classificação Livre
Sinopse - De frente para o mar, uma cabra, uma criança e um homem. Trata-se de uma fotografia feita por Agnès Varda, em 1954: a cabra estava morta, a criança se chamava Ulisses e o homem estava nu. A partir desta imagem fixa, o filme explora o que poderia existir entre o imaginário e o real. Flertando com a memória, pode-se deparar com ossos.


Saudações, cubanos! (Salut les cubains, França, 1962)
Direção: Agnès Varda.
Duração: 28 minutos
Classificação Livre
Sinopse - Agnès Varda traz de Cuba mil e oitocentas fotos em preto e branco, e faz com elas um documentário didático e divertido. Fidel e os músicos, socialismo e chá-chá-chá. 
Pomba de Prata no Festival de Leipzig
Medalha de Bronze na 15a Mostra Internacional do Filme Documentário de Veneza 1964


Um minuto para uma imagem (Une minute pour une image, França, 1983)
Direção: Agnès Varda.
Duração: 19 minutos
Classificação Livre
Sinopse-  Minissérie de 170 mini-filmes. Um comentário de um minuto em cada fotografia, com voz anônima. Só ao final descobrimos os nomes dos fotógrafos, anônimos ou famosos, e os nomes dos comentaristas. Neste DVD, em que Agnès comenta sobre seus curtas, foram eleitos 14 entre os 170 programas. "Um minuto para uma imagem", como ela mesma comenta.

Dia 29/07
19h

Programa de curtas 3


As Tais Cariátides (Les Dites Cariatides (França, 1984).
Direção: Agnès Varda.
Duração: 13 minutos.
Classificação Livre
Sinopse - De frente para o mar, uma cabra, uma criança e um homem. Trata-se de uma fotografia feita por Agnès Varda, em 1954: a cabra estava morta, a criança se chamava Ulisses e o homem estava nu. A partir desta imagem fixa, o filme explora o que poderia existir entre o imaginário e o real. Flertando com a memória, pode-se deparar com ossos.



A Ópera-Mouffe (L'Opéra- Mouffe (França, 1958).
Direção: Agnès Varda
Duração: 16 minutos
Classificação Livre
Sinopse: A Ópera-Mouffe é o bloco de notas de uma mulher grávida, no contexto de um documentário sobre o bairro da rua Mouffetard, em Paris, apelidada “la Mouffe”. É um documentário subjetivo, com fotografia de Sacha Vierny e música de Georges Delerue.


Elsa, a rosa (Elsa la Rose (França, 1965).
Direção: Agnès Varda
Duração: 20 minutos
Classificação Livre
Sinopse: Imagens e poemas em torno de um célebre casal: Louis Aragon e Elsa Triolet. A juventude de Elsa é contada por Aragon e comentada por Elsa.


O Leão Volátil (Le Lion Volatil,França, 2003)
Direção: Agnès Varda.
Elenco: David Deciron, Grasser-Hermé, Julie Depardieu e Valérie Donzelli.
Duração: 12 minutos.
Classificação Livre
Sinopse - Curta aventura em torno de uma estátua de leão entre Clarisse, aprendiz de vidente, e Lazare, funcionário das Catacumbas de Paris.
Prêmio do Público de Melhor Curta-metragem no Festival de Films de Femmes de Créteil 2004
Seleção oficial dos Festivais de Veneza, Chicago, Viena 2003 e de Berlim 2004


Você tem belas escadarias, sabia? (T’as de beaux escaliers, tu sais, França, 1986)
Direção: Agnès Varda.
Duração: 3 minutos
Classificação Livre
Sinopse: Como, em 150 segundos, prestar homenagem à Cinemateca Francesa, na ocasião de seu cinqüentenário, de outra forma que não seja filmando os quase 50 degraus que, subindo, levam ao Museu do Cinema e, descendo, à sala escura onde são projetadas obras-primas com célebres escadarias?


Os Amantes da Ponte Mac Donald (Les Fiancés du Pont Mac Donald, França, 1961)
Direção: Agnès Varda.
Duração: 5 minutos.
Classificação Livre
Sinopse - Um jovem vê tudo negro quando põe os óculos escuros. Basta o arrancar para que as coisas se ajeitem...


7 Peças, Cozinha, Banheiro... Imperdível ( 7 P., Cuis., S. de B., ... À Saisir , França, 1984)
Direção: Agnès Varda.
Elenco:Catherine de Barbeyrac, Colette Bonnet, Folco Chevalier, Hervé Mangani, Marthe Jarnias, Michèle Nespoulet e Pierre Esposito.
Duração: 27 minutos.
Classificação Livre

Sinopse -  A visita de um corretor de imóveis a um antigo hospício, agora uma casa abandonada, remete a várias narrativas fragmentadas e ao imaginário surreal de seus antigos ocupantes. Residências, casas vazias ou cheias, o tempo passa e deixa traços bizarros.

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