quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Festival Varilux de Cinema Francês



Começa nessa sexta, dia 17, e vai até dia 23 o Festival Varilux de Cinema Francês. Presente em mais de 30 cidades do Brasil, o festival chega a Salvador com exibições em dois cinemas: a Sala de Arte Cinema do Museu, no Corredor da Vitória, e o Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, na Praça Castro Alves. O Película Virtual fechou uma parceira de divulgação do festival com o Glauber e trará aqui e no site Coisa de Cinema críticas de diversas produções a serem apresentadas no evento. 

Excelente oportunidade para conhecer o cenário atual da produção cinematográfica francesa, o Varilux colocará 17 filmes em cartaz em Salvador. Para quem reclama (e com razão) da presença massiva de produções blockbusters nas salas da cidade, essa será uma ótima oportunidade para conhecer melhor um exemplo de cinema que prima pela excelência e que é priorizado pelo seu governo como a mais importante forma de representação artística no país. 

Não é à toa que o cinema francês atravessa uma de suas melhores fases. Exemplo disso é o fato de uma produção à altura de O Artista ser agraciado com cinco Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Michel Hazanavicius) e Melhor Ator (Jean Dujardin) e Intocáveis, filme de singelo apreço cuja produção já ultrapassou a marca de 19 milhões de espectadores na França e 20 milhões no resto do mundo, que estará presente na programação do Varilux e que a crítica você pode ler clicando aqui.

Nos vemos nas salas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário